Congregação das Franciscanas da Ação Pastoral

A Família FAP é um presente, um dom de Deus para a Igreja e a Sociedade. Um grupo de mulheres vocacionadas e consagradas, apaixonadas por Jesus Cristo, o Bom Pastor, e pelo seu Reino. Que caminha junto ao povo de Deus, companheiro na missão evangelizadora.

Nossa História

Em 1921, chegavam ao Brasil as Irmãs da Ordem Terceira Seráfica de Au am Inn - Alemanha. Imbuídas do espírito missionário e de profundo amor pelo povo, elas aqui vieram com a missão de trabalhar na educação, iniciando com o Colégio Santa Clara, em Goiânia. Com a entrada de vocações brasileiras, o grupo de Irmãs cresceu. Em pouco tempo já estavam atuando em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina, tornando-se Província em 1937, com sede em Pindamonhangaba, São Paulo.

O clima de renovação do Vaticano II veio trazer novos impulsos à Vida Religiosa. As Irmãs começam a repensar a razão de ser de sua Vida Religiosa Franciscana no mundo de hoje e o que deviam fazer para dar uma resposta ao apelo da Igreja, para uma renovação em profundidade.

A Província foi, então, desmembrada da Alemanha em fins de 1968. D. Paulo Evaristo Arns, nomeado pelo Cardeal de São Paulo, D. Agnelo Rossi, assumiu, como interventor-geral, o processo que deu origem à nova Congregação. A Congregação das Franciscanas da Ação Pastoral  teve sua aprovação canônica pela Sagrada Congregação Romana para os Religiosos, com a promulgação do decreto de fundação, por D.Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo, em 4 de Outubro de 1972, Festa de São Francisco de Assis.

Inspiradas pelo Espírito Santo, as Irmãs escolheram para a nova Congregação o nome de Irmãs Franciscanas da Ação Pastoral, porque o Concílio Vaticano II tinha sido “pastoral” e havia dado fundamento para toda a ação da Igreja ser Pastoral de Conjunto.

Franciscanas porque desejaram viver o Evangelho do jeito que São Francisco de Assis viveu.

Com as bênçãos de Deus, a Congregação pôs-se a caminho, com muita fé, firmeza, esperança e uma intensa caridade, alimentando sempre a utopia de uma verdadeira presença franciscana.

Hoje, está presente em São Paulo Minas, Goiás, Mato Grosso, Maranhão e Minas Gerais, vivendo com e para o povo, com misericórdia e mansidão, escutando e acolhendo, sobretudo, àquele que mais sofre, e fazendo com eles a caminhada de fé, de evangelização, conforme as orientações da Igreja.

O Carisma e a Espiritualidade são capazes de sempre renovar o vigor das Irmãs já a caminho e alimentar o entusiasmo de jovens discípulas do Senhor, que descobrem na Congregação um espaço que dá sentido a toda uma existência consagrada a Deus e aos irmãos, como instrumento de Paz e Bem.

Memorial Santa Clara

O Memorial Eclesiástico está diretamente ligado à ação da Igreja e é o resumo visível de sua memória histórica. O Memorial Santa Clara é um marco para a vida da Congregação, uma contribuição histórica e cultural para o povo brasileiro.

Horário de Funcionamento: Às Terças-feiras das 08:00 às 12:00h. Ou agende sua visita: (62) 3233-9751.

(62) 3233-9751 / 3233-9951 / 3291-7856

Rua José Hermano, nº 920 , Setor Campinas, Goiânia - Goiás