Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano

Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano

De acordo com a nossa Proposta Pedagógica, temos uma concepção integral da educação que incorpora todas as dimensões do ser humano e que encontra na verdade revelada e na pessoa de Jesus Cristo a sua plenitude. Em sintonia com o Documento de Aparecida, firmemente acreditamos que “A educação humaniza e personaliza o ser humano quando consegue que este desenvolva plenamente seu pensamento e sua liberdade, fazendo-o frutificar em hábitos de compreensão e em iniciativas de comunhão com a totalidade da ordem real. Dessa maneira, o ser humano humaniza seu mundo, produz cultura, transforma a sociedade e constrói a história.” (DA 330)
Com base na Resolução do Conselho Estadual de Educação (CEE n° 258/05) que regulamenta a ampliação do Ensino Fundamental do Sistema Educativo de Goiás para nove anos, e conforme a LDB 9.394/96, o Ensino Fundamental inicia-se aos seis anos de idade e terá como objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores, bem como a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade em que estamos inseridos.
Desta forma a Proposta Pedagógica do Colégio Santa Clara se baseia nos Quatro Pilares da Educação, conceitos estes, baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, os quais se propõem criar condições para o aluno possa: aprender a conhecer (adquirir e dominar os instrumentos do conhecimento; aprender a aprender); aprender a fazer (desenvolver habilidades e combinar a competência técnica com a social); aprender a viver em comum (cooperar, integrar-se e participar de projetos e atividades comuns com perspectiva humanista); aprender a ser (formação de atitudes) é essencial e integra as anteriores, diz respeito à pessoa como um todo. Enfim, a Proposta Pedagógica do Colégio Santa Clara prioriza a aprendizagem nos diferentes aspectos: religioso, filosófico, científico, cultural, artístico e tecnológico.
Para isso são oportunizadas situações que favorecem a interação de nossos educandos no ambiente escolar, na família e na sociedade, tais como:
Cultivo dos valores Evangélicos e Franciscanos – aulas e projetos de Ensino Religioso, celebrações na Capela do Colégio
Integração Social Solidária - momento de grande integração Escola-Família-Comunidade na arrecadação de gêneros alimentícios, roupas, materiais de higiene pessoal, dentre outros os quais são repassados para creches, instituições e órgãos assistenciais de Goiânia e região. Destacamos 5 grande Projetos: JISC contra a fome ; Enxoval do Bebê Carente; Gesto Concreto durante o Tríduo de Santa Clara; Campanha Missionária em Outubro em prol da Missão Além Fronteiras e Natal Solidário.
• Incentivo à Iniciação Científica visando instigar a curiosidade e o espírito investigativo – aulas no Laboratório de Ciências e Informática, aulas de observação no Pátio do Colégio e Mostra Científica.
• Desenvolvimento de aptidões físicas, criativas e recreativas contemplando os aspectos sociais, culturais, cognitivo, afetivo e psicomotor – JISC (Jogos Internos), Festa Junina, Manhã de Convivência Franciscana, Noite Franciscana, Mostra Científica Trabalhos Artísticos em geral, Festival de Dança.
Formação para leitura, escrita, raciocínio lógico, interpretação e comunicação através de produção textual, seminários, locação semanal de livros na biblioteca, bem como no Laboratório de Informática.
Viagens Pedagógicas - integração de teoria e prática através de aulas campo em espaços locais e regionais;
Passeios culturais- buscando ampliar o processo de formação cognitivo e cultural com atividades de idas ao teatro e cinema.

(62) 3233-9751 / 3233-9951 / 3291-7856

Rua José Hermano, nº 920 , Setor Campinas, Goiânia - Goiás